sexta-feira, 5 de setembro de 2014

M. Mictian, sempre buscamos fazer o melhor pelo Metal...


Que o Unearthly é uma das bandas mais batalhadoras deste país, ninguém discute. Liderada pelo seu fundador M. Mictian, o Unearthly criou todo um universo em torno do seu Death/Black Metal, e nos mostra dia após dia que seriedade e vontade fazem o melhor acontecer à sua volta. Conversamos com M. Mictian, que mesmo sendo um cara muito ocupado, teve paciência e muita boa vontade para responder nossa avalanche de e-mails. Confira a seguir tudo o que rolou.

HM Breakdown: Antes de começarmos, obrigado pelo seu tempo e por nos dar o privilégio dessa conversa. Agora, fale-nos sobre você e suas atividades.
M. Mictian: Bem sou músico fundei e toco com o Unearthly há 16 anos gravamos cinco álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo um MCD e um DVD oficial na Rússia, também trabalho como técnico de som em uma casa de show no Rio de Janeiro que basicamente rola Rock ´n Roll, Blues, sou pai de três crianças e amante de Rock e Metal.

HMB: Como foi o começo do Unearthly e o lançamento de Infernum - Prelude To A New Reign?
M. Mictian: Formamos a banda em 1998, em 2000 lançamos o primeiro CD demo e no ano seguinte o segundo com boa repercussão, conseguimos uma gravadora para o que fosse lançado nosso debut " Infernum - Prelude To A New Reign" em 2002, esse álbum teve uma grande aceitação, fizemos muitos shows fora do Rio de Janeiro, o que elevou o nome da banda.


HMB: Recentemente vocês gravaram uma música cantada em português, o que você pode nos contar sobre a temática e porque resolveram usar o português nessa música?
M. Mictian: A música Eshu está em nosso novo álbum "The Unearthly" que estará sendo lançado em agosto pela Shinigami Recs no Brasil e em outubro na Europa e Estados Unidos, nós já tivemos música com trechos em português em discos anteriores, mas nesse foi decidido fazer esta toda em português, como é uma canção que fala sobre Exu das religiões afro e de antepassados nossos, preferimos escrever em nossa língua. É de certa forma uma homenagem.

HMB: Algumas bandas brasileiras estão explorando esse lado da língua. Algumas, como no caso do Claustrofobia, chegam a gravar CD´s inteiros assim, você acha que o português não seja uma língua que tenha apelo musical para o Heavy Metal?
M. Mictian: Claustrofobia é uma grande banda e realmente fizeram um ótimo disco, na verdade acho muito difícil fazer um disco de metal em português, mas também nunca tivemos essa ideia; É mais difícil criar melodias e encaixar bem com a parte lírica, claro salvo algumas raras exceções, temos ótimas que fazem isso muito bom como o próprio Claustrofobia, o Ratos de Porão, Ação Direta entre outras,

HMB: Qual é a sua visão do cenário da música pesada nacional?
M. Mictian: Muitas bandas, muitas bandas boas, alguns lugares para tocar nem todos com suporte pelo menos razoável para fazer um bom evento, acredito também que ainda há muita coisa amadora que é o que nos difere dos gringos, e hoje em dia estão surgindo vários festivais grandes pelo Brasil, então acredito que a cena por aqui está indo na direção certa!


HMB: Você acha que incentivos políticos e fiscais, poderiam de alguma forma ajudar nessa caminhada?
M. Mictian: Acho não, tenho certeza! Porque alguns grandes festivais brasileiros só acontecem por causa destes incentivos, porém, são muito poucos ainda. Na Europa a grande maioria dos festivais são realizados com incentivos políticos e fiscais do Governo, mas infelizmente no Brasil os políticos só pensam em seus bolsos.

HMB: Existem programas de incentivo cultural por todo nosso país, muitos visivelmente usados como moeda de troca. Não seria das bandas e produtores irem buscar desses incentivos e tentar mudar essa realidade, já que a lei tem regras rígidas sobre estes eles?
M. Mictian: Conheço muitas pessoas aqui no Rio de Janeiro que já tentaram este incentivo fiscal, mas infelizmente estes projetos nunca são aceitos pelos simples fato de ser Heavy metal um estilo não tão popular pelo menos para os "interessados" em aprovar o projeto, realmente é muito difícil.

HMB: Fale-nos sobre como foram os preparativos para a gravação do DVD Baptizing the East in Blood – Live at Voronezh - Rússia, e em como foi a repercussão deste material?
M.Mictian: Na verdade iríamos gravar apenas um vídeo ao vivo, desse show e já tínhamos acertado isso com o pessoal da produtora da Rússia, mas após o show eles nos disseram que tinham gravado o show inteiro com cinco câmeras e o áudio em wave e nos passaram tudo e justificaram que tinham gostado muito da gente e fizeram isso para nós era nosso quarto show da tour e só fomos assistir a gravação quando chegamos ao Brasil e vimos que tínhamos um material excelente então decidimos editar , e mixar o áudio para um DVD.


HMB: A capa do novo trabalho (The Unearthly) foi elaborada por você e por F. Eregion, qual o conceito por trás dela?
M. Mictian: É um Simbolismo tentamos trazer um pouco de cada música seria algo como liberdade, oposição, a relação com o "pecado" de uma forma de liberdade "faça o que tu queres", o Cristo morto como um ser comum, Satanismo como forma de oposição a dogmas, doutrinas, politica...

HMB: E como vem sendo a parceria aqui no Brasil com a Shinigami Records?
M. Mictian: Já trabalhamos com vários selos no Brasil desde a fundação do Unearthly e depois da Free Mind Recs, que lançou alguns álbuns nossos e fez um excelente trabalho, com certeza a Shinigami Recs é a que vem fazendo o melhor trampo para a banda, sempre com respeito e trabalho profissional.

HMB: E evidente a evolução do Unearthly, musical e liricamente, isso se deve a preocupação em buscar sempre melhor para a banda em todos os aspectos?
M;Mictian: Tocamos o que gostamos de ouvir, primeiramente fazemos musicas para nossos ouvidos, se agradar aos outros, melhor ainda; Sempre buscamos algo a mais sem cair na mesmice e ficar se autoplagiando sempre buscamos evoluir, acrescentar e algumas vezes inovar por que não?

HMB: Perfeito. Sabemos que o Unearthly é uma dos representantes do nosso país pelo mundo, mas, nos fale como é a aceitação da banda fora do Brasil?
M.Mictian: Quando fizemos nossa primeira tour, em 2012 recebemos uma proposta de produtor Russo e fomos na cara e na coragem, fizemos 18 shows e isso serviu para abrir portas, porque aí conseguimos gravar o DVD "Baptizing The East In Blood" e o CD ao vivo de mesmo nome, também conseguimos lançar o Flagellum Dei na Europa, serviu para fazer contatos daí pra frente as coisas cresceram bem, em 2013 fizemos uma tour mais extensa por 12 países, tocando em grandes eventos, e as coisas continuam crescendo teremos nosso novo álbum "The Unearthly" na Europa e Estados Unidos em outubro e nosso produtor na Rússia já está agendando uma nova tour Europeia.


HMB: E você como fundador da banda, o que pensa de UP do Unearthly pelo mundo?
M.Mictian: Eu vejo como reconhecimento de anos de trabalho, dedicação no que gostamos e acreditamos, sempre buscamos fazer o melhor pelo metal, que é o que amamos fazer essa é nossa busca.

HMB: Planos para o futuro?
M.Mictian: Nosso futuro e agora, estamos a pleno vapor na divulgação do novo álbum, The Unearthly, estamos com varias datas de shows agendadas e pretendemos mais e mais, e também em breve estaremos anunciando nossa nova tour pela Europa provavelmente em novembro... E bola pra frente!

HMB: Resuma M.Mictian em uma frase ou palavra.
M.Mictian: Um cara perseverante, trabalhador e honesto sempre com suas ideias.

HMB: Obrigado pelo seu tempo e por nos proporcionar este belo bate-papo, deixe aqui uma mensagem para os nossos leitores.
M.Mictian: Obrigado pelo espaço, obrigado pela paciência, esperamos encontrar todos nossos amigos na estrada para comemorarmos e celebrarmos com muita cerveja!

Um comentário: