segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ton Cremon, Classic Rock e bom humor...


Ton Cremon é um cara muito apaixonado por música e com uma história de vida toda ligada a notas, compassos e ritmos. Influenciado pela família, desde pequeno se aventurou nos palcos e se tornou um músico e cantor espetacular. Agora, assumindo a linha de frente de uma das mais consagradas bandas de Classic Rock brasileira, a King Bird, Ton encara o desafio com honestidade e com a competência de sempre. Confiram!

Heavy Metal Breakdown: Antes de começarmos, obrigado pelo seu tempo e por nos dar o privilégio dessa conversa. Agora, fale-nos sobre você e suas atividades.
Ton Cremon: Bom, quero iniciar agradecendo o convite de poder falar um pouco de mim aqui para o blog, e dizer que estarei sempre a disposição!
Sempre fui um cara envolvido com a música, desde muito pequeno. Meu pai sempre foi muito musical e em casa nunca deixou ter de ter instrumentos musicas, seja ele qual for!
Tinha violão, amplificador, muitos instrumentos de percussão.
Lembro-me de uma passagem engraçada, eu devia ter uns dois ou três anos de idade, estava vendo TV quando começou passar um clip do Kiss da musica I Love it Loud, corri para o meu quarto, peguei um cavaquinho do meu pai, que para mim na época era do tamanho de um violão (risos) e fiquei na frente da TV imitando os movimentos daqueles cabeludos maquiados, sem entender muito bem o que eu estava fazendo (risos)!
Só fui ter um contato real com a música aos 15 anos de idade!
Nesse meio tempo eu me dedicava fielmente em ser fã da banda de um dos meus tios, que tocava bateria e ensaiava aos domingos na garagem da casa da minha avó!
Eu olhava e prestava atenção em tudo! Sabia quem acertava e quem errava as músicas! Estava presente, também nos estudos do meu tio quando ele voltava das aulas de bateria!
Assim sendo, eu comecei a tocar na bateria dele sempre que eu tinha uma oportunidade!
Nessa mesma época, meu pai com os "rolos" que ele fazia, chegou a ter dois órgãos daqueles de igreja em casa!
Ele se iniciou nas aulas para aprender a tocar o órgão e toda vez que ele chegava das aulas e ia treinar, lá estava eu, prestando atenção em tudo que ele fazia, em todas as notas que estavam sendo tocadas.
Ele terminava os treinos e eu começava os meus (risos), abria o livro dele de partitura, eu não lia nada, só achava que aquilo tinha que ficar aberto (risos)! E tocava tudo àquilo que ele acabara de treinar, eu apenas ouvia o que ele fazia e depois sentava lá e tentava caçar todas aquelas notas que estavam na minha cabeça!
Voltando aos meus 14 pra 15 anos. Estava no primeiro ano do colegial quando ficamos sabendo que a nossa escola estava inscrita num concurso de bandas intercolegial de Santo André!
Na hora que eu fiquei sabendo, corri pra contar pra um amigo de longa data e também um grande guitarrista sobre a novidade e claro, me convidar pra tocar com eles!
Eu queria tocar guitarra, já tinha um pouco de noção, além do que, eu já tinha uma guitarra Tonante e um amplificador Frham, graças novamente aos rolos de meu pai (risos)!
Fui pego de surpresa ao saber que ele já sabia do tal concurso e que a banda já estava praticamente formada, com dois guitarristas, baterista. Só faltava alguém pra cantar!
Eu, que nunca tinha cantado, a não ser no chuveiro, prontamente me candidatei para a vaga, mesmo com desconfiança desse meu amigo que me conhecia desde os meus 5 anos de idade  e nunca tinha me visto cantar (risos)!
Consegui a vaga, participamos do concurso e milagrosamente ganhamos uma bolsa de estudos de uma escola de música! Iniciei assim meus estudos em técnica vocal no ano de 1997
Não tinha ideia que eu podia cantar, me apaixonei logo na primeira aula!
Até 1999 eu praticamente só estudei técnicas vocais, não toquei com nenhuma banda, estudava no período noturno e praticava canto quase que o dia inteiro!
Em 1999 formei minha primeira banda, a Casa do Rock (Classic Rock), com quem toco até hoje!
De lá para cá as coisas só aumentaram, acredito que tomaram um rumo natural, evoluí muito como cantor e recebi vários convites, sempre na linha Classic Rock, que é o som que eu mais me identifico!
Devido ao fato da minha voz ser um tanto versátil, hoje em dia eu tenho alguns trabalhos bem diversificados na Linha Classic.
Faço cover's como, Led Zeppelin, Deep Purple, Creedence e The Cult.
O começo de 2014 pra mim foi muito bom, foi quando recebi o convite do Silvio para assumir os vocais da King Bird, banda que eu já conhecia e admirava! Conheci o Silvio na exposição de fotos de uma renomada fotógrafa de São Paulo, onde eu abri o show da banda dele de covers, ele gostou muito do meu jeito de cantar, trocamos os contatos e ficou por isso mesmo.
Assim que a banda precisou de um novo cantor, fiquei muito feliz em saber que o meu nome foi lembrado e que encabeçava a lista!
Aceitei o desafio e graças a Deus, hoje estamos dando continuidade nas gravações do quarto álbum da banda, sendo que o novo single já está praticamente finalizado e muito em breve estará disponível pra que as pessoas possam ouvir esse novo trabalho!


HMB: Que tipo de cuidado você tem hoje com sua voz?
Ton: Cuido na medida do possível! Como tenho muitos trabalhos, shows, ensaios e agora as gravações, tomo bastante água, estou quase enferrujando (risos)!
Evito alimentos muito gelados, evito! Não vou dizer que anulei isso na minha vida até porque é impossível! Além é claro de manter meus treinos em técnicas vocais e sempre fazer um belo de um aquecimento vocal antes de qualquer atividade.

HMB: Como se deu sua adaptação a King Bird? E como está senso o processo de composição com a sua entrada na banda?
Ton: Está sendo bem tranquila minha adaptação, eles são muito divertidos, me deixando a vontade para trabalhar, como eu toco violão e guitarra, tenho que ter algum tempo pra decidir quais músicas eu vou poder tocar também!
Quanto às composições, ainda estou focado em gravar as músicas que já estavam encaminhadas, mas sei que não teremos problemas, eles são muito profissionais!

HMB: E o que você pode nos dizer desse novo material?
Ton: Posso adiantar que as músicas estão muito bem produzidas, talvez um pouco mais "hard" do que os álbuns anteriores, é bem provável que nessa semana já estará disponível nosso single pra galera conferir!

HMB: Como você vê o cenário musical brasileiro hoje?
Ton: O cenário não é ruim! Acredito que o problema maior venha do próprio público, que deixou de entender e digerir o som autoral.
Tínhamos uma cena muito forte aqui nos anos 80, foi muito bom pras bandas, mas a geração mudou e pelo visto, veio um pouco mais "preguiçosa" no sentido cultural mesmo! Não temos mais nenhum movimento de expressão como antigamente, como os Headbangers, Punk's etc. Acho que a galera se acomodou com as bandas covers e ali ficou!
Temos hoje muitas bandas autorais de excelente qualidade tocando por aí tendo que mesclar um repertório cover nos seus shows pra poder agradar a galera, eu acho isso lamentável.
Dizem que é por culpa das casas de shows que não abrem espaço, mas acredito que se o público pedir, se quiserem, realmente ouvir algo novo, a coisa muda! Mas repito; a cena não é ruim!

HMB: Você acha que o brasileiro está perdendo o interesse pelas bandas autoriais?
Ton: Hoje em dia o mundo é baseado no comodismo, não acho que as pessoas perderam o interesse, só acho que elas preferem ouvir o que já conhecem, do que buscar algo novo!
Elas só vão se interessar realmente se o "novo" chegar até elas, pra isso temos que nos utilizar dos benefícios da internet!


HMB: Planos para o futuro?
Ton: Sim, tenho vários plenos para o futuro!
Isso é o que nos motiva a viver dia após dia, um dos planos é o de poder divulgar a King Bird no exterior!
Já temos alguns contatos e vamos correr atrás disso!

HMB: Resuma Ton Cremon em uma frase ou palavra.
Ton: Seria difícil pra qualquer pessoa se resumir em apenas uma ou poucas palavras, mas vou tentar (risos)!
Amo e tenho muito respeito pelo que faço!

HMB: Obrigado pelo seu tempo e por nos proporcionar este belo bate-papo, deixe aqui uma mensagem para os nossos leitores.

Ton: Aos leitores, deixo aqui o meu muito obrigado por dispensar um pouquinho do seu tempo pra conhecer um pouco mais sobre mim e sobre a King Bird, sei que são roqueiros e querem sempre algo novo e bom pra se ouvir, tenham certeza que vou me empenhar ao máximo pra trazer até vocês um grande disco de rock!!! Um grande abraço em todos.

Um comentário:

  1. Excelente e virtuoso musico . O melhor show acustico rock que já fui. Ton é fera e talentoso. Não perco um show dele aqui na cidade de Itanhaém/SP.

    ResponderExcluir