terça-feira, 13 de maio de 2014

Iwan Mello, visão de futuro


Apesar de viver dentro de uma cena pequena, na cidade de Lajedo (PE), Iwan Mello tem visão de futuro e acredita muito na sua música para levar o nome da sua banda, Steelgard, para o Brasil e o mundo, em uma conversa informal ele nos conta sobre a cena da sua cidade, dos seus planos e suas perspectivas de futuro, confiram.

HM Breakdown: Antes de começarmos, obrigado pelo seu tempo e por nos dar o privilégio dessa conversa. Agora, fale-nos sobre você e suas atividades.
Iwan Mello: É um prazer bater um papo com o Heavy Metal Breakdown. Bem, sou de Lajedo, uma cidade do interior de Pernambuco. Sou inspirado pelos grandes, Steve Vai e John Petrucci. Comecei a estudar guitarra aos 14 anos. Mais ou menos aos 16 comecei a almejar uma banda de metal, nessa época eu pensava em seguir na linha cristã (White Metal), e montei um repertório com músicas de algumas bandas brasileiras do estilo. Levei dois anos para poder encontrar integrantes para este projeto, até que finalmente conheci Arthur Pessoa em outubro do ano passado, que nessa época tinha uma banda de Heavy Metal, chamada In Demanda. Tudo que precisava era um vocalista, e quando o conheci fiquei muito animado e louco pra começar, até que ensaiamos uma vez e nos apresentamos num tributo à Legião Urbana que teve aqui na cidade, nos intitulando de Archangelis.
Apesar da minha ideia de fazer um projeto cristão, resolvemos começar com covers do Iron Maiden, pra chamar a atenção do público e apesar de termos errado muito nesse dia, o público curtiu pra caramba, até porque o timbre do Arthur lembra muito o do Bruce. A partir daí resolvemos esquecer a ideia do white metal. Seguimos fazendo mais alguns shows pela região, agora com nome de Still Hunter, quando no final de dezembro chegamos a conclusão de que deveríamos ter apenas uma banda, pois ele ainda tinha a In demanda. Foi aí que juntamos os trapos e nos tornamos a Steelgard. De janeiro até agora estou focado apenas na Steel, compondo novas músicas.

HMB: Como é o cenário da música pesada na sua cidade?
Iwan: Não é tão grande, até por que é uma cidade pequena, com cerca de 35 mil habitantes. Temos poucas bandas (umas cinco talvez) e poucos eventos. Porém a cena tem crescido ultimamente, já vem sendo considerada um bom point de Rock'n Roll, em comparação a outras cidades, e a galera daqui é bem gente fina.

HMB: Sendo assim, podemos crer que vocês buscam e criam seus próprios espaços para shows, como vocês lidam com isso?
Iwan: Isso é complicado, normalmente se tem um intervalo de dois meses em média entre um evento e outro que possa surgir. A maioria é sempre Underground, organizado pela galera da cena mesmo. Nós da Steelgard ainda não organizamos nenhum show por nossa conta, até então temos esperado oportunidades aparecerem. Espero que isso mude, não só aqui como em toda cena nacional.
HMB: Qual é a sua visão do cenário Heavy Metal Nacional?
Iwan: Muito desvalorizado. Tem muita banda boa aqui no Brasil, mas sei lá, cinco bandas são conhecidas por todo mundo? Mas é aquela velha história né, governo não ajuda, mídia não ajuda, é lamentável mais é a realidade.

HMB: Você consegue enxergar alguma solução para isso? Seria este um problema cultural do brasileiro ou das bandas que não investem pesado em sua divulgação?
Iwan: Se as pessoas conhecessem mais sobre música e parassem de ouvir essas "pseudo músicas" que tocam em todos os lugares, o tempo inteiro, isso mudaria. Com certeza é algo cultural. As bandas investem onde podem e onde tem que investir, só que as pessoas não procuram por elas. A tal da Valeska tem mais de 27 milhões de acessos em um clipe ridículo, enquanto bandas de qualidade não tem mais do que 10 mil, por exemplo.


HMB: Vocês acabaram de lançar um EP e disponibilizaram  para download gratuito?
Iwan: Na verdade lançamos apenas uma música. Ainda temos que vender os CDs e acredito que nem tão cedo nós o disponibilizaremos completo. Mas a gente tinha que lançar algo pra que as pessoas ouvissem, então achamos que esta seria a melhor opção para nós.

HMB: Muitas bandas estão partindo para este formato, buscando um alcance e exposição maior! Vocês acreditam que o ideal seria ir direto ao consumidor deste tipo de produto, ou acreditam que através da mídia especializada ainda é possível angaria mais e consequentemente, vender mais CDs?
Iwan: Nossa meta é conseguir esse tipo de apoio da mídia especializada. Já que visamos um público fora do país, creio que seria a melhor forma de impulsionar nossa divulgação.

HMB: Além disso, buscam também, algum apoio da inciativa privada ou governamental?
Iwan: Na verdade, ainda não pensamos sobre isso.

HMB: Como se dá o processo de composição da Steelgard? E quais são as temáticas para as letras?
Iwan: Normalmente eu componho junto com Arthur. Somos bastante entrosados nesse aspecto. Quando tenho alguma ideia nova eu gravo um rascunho e mando para ele e ficamos debatendo e pensando em coisas novas, até que sem menos esperar temos uma faixa pronta. Às vezes eu penso em tudo sozinho e no fim eu mostro pra ele e se acharmos necessário mudar, mudamos. As letras são feitas sempre por Arthur, falam de mitologia no geral.

HMB: Existe um estudo aprofundado do tema, ou vocês preferem ter a referência e seguir no instinto, criando coisas novas usando a mitologia?
Iwan: Eu sou mais instintivo mesmo. Eu tenho ouvido muito musica do período medieval e a partir daí as ideias vão surgindo naturalmente. Arthur conhece muita coisa sobre o tema, acho que ele estuda ou estudou sobre, mas eu não.

HMB: A Steelgard já tem material para um próximo lançamento? Existe algum planejamento sobre isso agora?
Iwan: Estamos trabalhando nisso, mas adianto que o nível das composições está ficando bem mais alto, se comparado ao de Rises Isengard. Ainda não planejamos nada sobre o lançamento, provavelmente vai demorar um pouco pra isso. Até lá, vamos continuar compondo mais e mais.


HMB: Planos para o futuro?
Iwan: Nossos planos são lutar pra conseguir o reconhecimento que almejamos e nunca parar de fazer nosso Metal!

HMB: Resuma Iwan Mello em uma palavra ou frase.
Iwan: A minha determinação é reflexo da minha música.

HMB: Obrigado pelo seu tempo e por nos proporcionar este belo bate-papo, deixe aqui uma mensagem para os nossos leitores.
Iwan: Eu que agradeço. Gostaria de dizer que acompanhem nosso trabalho, estamos apenas começando, e com o apoio de vocês iremos conseguir chegar onde sonhamos, sempre fazendo um som de qualidade. Abraços a todos! The strength of the fortress of steel is with us!

Nenhum comentário:

Postar um comentário